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Postado em: 17/03/2020

O que fazer se um funcionário apresentar sintomas de Covid-19?

Assim como os cidadãos, as empresas devem adotar uma postura responsável para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre as medidas recomendadas estão garantir a limpeza do ambiente e estimular o trabalho remoto. Caso um ou mais funcionários apresentem sintomas da doença, porém, a postura deve ser especialmente cuidadosa.

O Governo do Estado de São Paulo recomenda que os colaboradores com sintomas sejam orientados a procurar os serviços de saúde.

A recomendação, porém, nem sempre inclui uma ida imediata ao hospital. O Governo Federal recomenda que, para evitar idas desnecessárias às unidades médicas, quem não tiver febre e mais um sintoma da doença deve ligar para a ouvidoria do SUS (136) para receber orientações.

Para garantir que a postura possa ser seguida, o governo paulista diz ser importante que empresas garantam políticas médicas flexíveis, , além de dar condições para que funcionários cuidem de familiares doentes.

Já se houver um caso de Covid-19 confirmado na equipe, o empregador deve procurar as autoridades de saúde e seguir o protocolo exigido para essas circunstâncias. A lei 13.979/2020, sancionada em fevereiro, prevê políticas de exames obrigatórios, isolamento e quarentena para conter o coronavírus.

A quarentena é de um prazo máximo de 14 dias, podendo se estender por mais 14 dias com um resultado laboratorial comprovando o risco de transmissão. Está definido que o período é considerado como falta justificada e deverá ser pago pelo empregador.