• Belo Horizonte
  • Av. Barão Homem de Melo, 4500, salas 1211 e 1212
  • (31) 3643-3793
  • Telefone Fixo
  • (31) 97576-7583
  • Whatsapp

Publicações

Postado em: 08/09/2021

PSB aciona STF contra medida que dificulta exclusão de conteúdo nas redes

O PSB acionou o STF contra a MP 1.068/21, recém-editada por Bolsonaro, que dificulta a exclusão de conteúdo nas redes sociais. Para a sigla, a medida mina os grandes esforços institucionais dos Poderes Legislativo e Judiciário no combate à desinformação.

A Medida Provisória de Bolsonaro prevê o direito de restituição do conteúdo disponibilizado pelo usuário na rede, e a exigência de justa causa e motivação em caso de cancelamento, suspensão e exclusão de conteúdos e funcionalidades das contas nas redes sociais.

Antes mesmo da publicação do texto no DOU, a Secretaria de Comunicação da Presidência destacou, em uma rede social, que a medida “reforça direitos e garantias dos usuários da rede” e visa combater o que chamou de “remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores”.

Mas especialistas criticaram o texto ao considerar que a MP cria obstáculos para a ação das redes sociais contra fake news, incitação à violência e atos contra a democracia.

Na inicial da ADIn, o PSB diz que o ato impugnado, ao modificar o Marco Civil para vedar que as plataformas digitais realizem moderação de conteúdo, a não ser em hipóteses limitadas de “justa causa”, subverte a orientação do próprio diploma que altera – legislação que norteia toda a regulamentação do ambiente digital -, revelando violação ao princípio da legalidade.

O partido também destaca afronta ao princípio da livre iniciativa, “eis que compromete indevidamente o modelo de negócio das empresas provedoras de aplicações de internet”, e contrariedade ao princípio da função social da empresa, “porquanto a moderação de conteúdo representa atividade de interesse da coletividade”. Busca, assim, ver reconhecida a inconstitucionalidade do ato.

Fonte:Migalhas, https://www.migalhas.com.br/quentes/351294/psb-aciona-stf-contra-mp-que-dificulta-exclusao-de-conteudo-nas-redes