• Belo Horizonte
  • Av. Barão Homem de Melo, 4500, salas 1211 e 1212
  • (31) 3643-3793
  • Telefone Fixo
  • (31) 97576-7583
  • Whatsapp

Publicações

Postado em: 25/03/2020

Rede pede ao STF para suspender MP que restringiu a Lei de Acesso à Informação

O partido Rede Sustentabilidade entrou com ação nesta terça-feira (24), no Supremo Tribunal Federal (STF), para tornar sem efeitos o trecho da medida provisória que suspende os prazos de resposta a pedidos de informação feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

A Lei de Acesso à Informação, aprovada em 2011, regulamenta o trecho da Constituição que estabelece que é direito de qualquer cidadão receber, do poder público, informações de interesse da sociedade.

Segundo o texto da MP, que já está em vigor, em meio à pandemia do novo coronavírus, a suspensão vale para demandas feitas a órgãos ou entidades da administração pública cujos servidores estejam sujeitos a regime de quarentena, teletrabalho ou equivalentes.

Para o partido, a medida viola “os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade ao restringirem de forma desnecessária o direito fundamental de acesso à informação pelos cidadãos”.

A MP, a que muda a lei que estabeleceu medidas de combate ao coronavírus, prevê também que serão atendidos prioritariamente os pedidos de acesso à informação relacionados às medidas de enfrentamento da pandemia.Na mesma norma, o governo interrompeu o atendimento presencial para realização de pedidos de informação. Enquanto vigorar a suspensão, todos os pedidos via LAI devem ser feitos exclusivamente pela internet.

Fonte:G1