• Belo Horizonte
  • Av. Barão Homem de Melo, 4500, salas 1211 e 1212
  • (31) 3643-3793
  • Telefone Fixo
  • (31) 97576-7583
  • Whatsapp

Publicações

Postado em: 25/05/2020

Cartórios de MG já registraram mais de 4 mil atos de transferência de bens durante pandemia

Planejamento familiar têm sido a prioridade para muitas pessoas neste período de pandemia do coronavírus. Prova disso é que só em Minas Gerais, cartórios de notas já registraram mais de 4 mil atos de transferência de bens, entre testamentos, inventários, partilhas e escrituras de doação.

O dado é fruto de uma pesquisa feita pelo Colégio Notarial do Brasil junto a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados , que reúne todos os processos de sucessão, como a transferência de patrimônio entre pessoas, seguindo as normas da lei brasileira.
Entre as pessoas que procuram o serviço, estão aquelas que integram o grupo de risco da COVID-19, como idosos, profissionais da saúde e até mesmo jovens. Para tornar o processo mais prático, Minas, além de outros nove estados brasileiros, adotou o meio digital.
Só em Minas, foram registrados 2.441 lavraturas de inventários entre março e maio. O documento garante a vontade da pessoa falecida sobre o usufruto de seus bens, evitando-se conflitos entre os entes.
Além dos inventários, os cartórios de notas já registraram 1.732 atos de doação, quando o requerente tem a opção de impor condições ao beneficiário, garantindo que ações previamente estipuladas sejam cumpridas. Também foram lavrados 480 testamentos no estado.
Fonte:Estado de Minas